- Racional: O consumidor sabe o que quer comprar e compara preços. As vezes influencia-se pela promoção e pela publicidade, mas o resultado pode ser o oposto caso se sentir enganado.
- Impulsivo: O ato de comprar serve para canalizar o estresse, reforçado pelo próprio shopping-center ou supermercado, produzindo uma sensação de prazer imediato.
- Compulsivo: Para esse tipo de comprador, a necessidade de comprar é comparável à de um viciado em drogas. Para os psiquiatras, trata-se de um sintoma de uma desordem emocional. O consumo se dá como uma forma de compensar um vazio, de sentir-se acompanhado, ainda que seja por um objeto. =)
O blog consumo logo, existo! tem o intuito de promover debates e matérias à respeito do consumismo, relacionando-as ao marketing. A questão é, se não houvesse consumidores, haveria o marketing? ou do contrário se não houvesse o marketing, haveria consumidores? Pois bem este blog está aberto a novos conhecimentos, debates, discussões e trocas de informações à respeito do Consumo X Marketing, sejam todos bem vindos!
sexta-feira, 24 de setembro de 2010
Comportamentos de Compra
Segundo psicossociólogos, os consumidores tem o seguinte comportamento na hora de comprar um produto:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário