sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Consumidor sustentavel

O consumidor de hoje está mudando a sua maneira de consumir, alguns deles são mais conscientes porém a grande minoria se diz ser iniciante nessa nova categoria de consumo.


Um em cada três consumidores brasileiros estão num estágio elevado de consciência no consumo: 28% são consumidores engajados e 5% conscientes. Outros 59% são iniciantes e 8% indiferentes. O brasileiro ainda fala mais do que faz. Mais de 50% dos entrevistados concordaram com 31 dos 38 valores e crenças de consumo consciente, ao passo que, dos 42 comportamentos conscientes pesquisados, apenas sete são praticados por mais de 50% das pessoas.

Segundo Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, "O consumo consciente é um fenômeno em desenvolvimento. Quando se começa a falar no assunto, o público tem uma reação o positiva imediata, mas ainda não baseada em convicções. Depois, a mídia expõe mais a questão e o público passa a fazer melhor suas escolhas sem, no entanto, ter assimilado completamente os valores. Estamos nesta fase: o público começa a mudar suas atitudes, mas ain-da há uma distância entre valores e comportamentos. Só numa terceira fase é que essa diferença diminui."

E para que o brasileiro passe a consumir sustentavelmente, Helio diz que "As pessoas reconhecerem que seu comportamento individual faz diferença no todo. Hoje, 75% dos brasileiros tomam atitudes de economia, como racionar água e luz, o que tem efeito direto e imediato, inclusive no bolso. O percentual cai para 45% quando se trata de plane-jar compras e ler rótulos e 30% no caso de reciclar o lixo ou consumir alimentos orgânicos - atitudes com benefícios a médio e longo prazo e impacto coletivo."

Então pessoal, vamos passar a consumir com mais responsabilidade e prestar atenção nas empresas que trabalhamos para saber se elas são responsáveis ou não. Até eu mesmo preciso pensar e praticar mais isso.


Retirado do site http://markkando.blogspot.com/2008/11/consumidor-sustentvel.html

Um comentário:

  1. Essa questão do consumo sustentáavel não pode ficar somente no modismo neh galera, vamos levar as coisas um poco mais a sério...

    ResponderExcluir